ATENÇÃO SERVIDOR: GDF FAZ MUTIRÃO PARA RENEGOCIAR DÍVIDAS BANCÁRIAS
O Governo do Distrito Federal está fazendo um mutirão para reduzir o endividamento da população do Distrito Federal: um conjunto de instituições financeiras está renegociando dívidas pela internet. Até o dia 24 de setembro, correntistas do BMG, BRB, BRBCard e Santander poderão renegociar débitos com vantagens. Clientes do Banco do Brasil serão atendidos de 4 a 8 de outubro. A iniciativa é coordenada pelo Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – para ser atendido, basta acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Para não gerar aglomeração nas agências bancárias, em prevenção à Covid-19, essa oportunidade está disponível apenas pela internet e oferece diferencial em relação aos valores cobrados nas agências e correspondentes desses bancos. No momento da negociação online, o consumidor terá de apresentar à plataforma consumidor.gov.br seus dados pessoais obrigatórios exigidos no site, os dados que identificam a origem da dívida, a data de vencimento do débito, condições originais para a realização do pagamento, contratos/faturas correlatas e eventuais comprovantes de pagamento.
Confira as condições de renegociação informadas por cada instituição financeira:
Banco de Brasília – BRB
Contratos que poderão ser renegociados:
Contratos em prejuízo de até R$ 50 mil
Taxas e prazos:
Para a renegociação, os descontos poderão ser de até 90% sobre o valor contábil da dívida. As condições de desconto irão variar conforme tempo de atraso, pagamento à vista ou parcelado e percentual de entrada.
BRBCard: participação de 20 a 24 de setembro de 2021
Contratos que poderão ser renegociados:
Atraso um a 65 dias (cartão ativo): Parcelamento de fatura
Atraso acima de 65 dias (cartão cancelado): Renegociação de dívida
Banco BMG: participação de 20 a 24 de setembro de 2021
Contratos que poderão ser renegociados:
Cartão de crédito consignado: contratos em dia ou em atraso; empréstimo pessoal: contratos em dia ou em atraso; empréstimo consignado: contratos em atraso.
Banco Santander: participação de 20 a 24 de setembro de 2021
Condições para renegociação de contratos:
A consumidores que tiverem dívidas com o Banco Santander em conta corrente, cheque especial, empréstimos até 180 dias, será possível a realização de renegociações, para a maioria dos casos com taxas de até 2%.
Banco do Brasil: participação de 4 a 8 outubro de 2021
Condições para renegociação de contratos:
Linhas contempladas: Cartão, CDC, cheque especial, entre outras linhas.
Linhas não contempladas: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e financiamento imobiliário PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida)
Negociação a prazo:
Desconto de até 50% na taxa média de juros em comparação às taxas originalmente contratadas e prazo de até 100 meses.
Negociação à vista:
Descontos de até 90% para liquidação de dívidas (em relação ao saldo devedor atualizado)
Obs: Condições personalizadas, restritas ao público selecionado pelo Banco do Brasil e não aplicável para operações com risco ou recursos de terceiros, crédito imobiliário, entre outras.
(Com informações do Procon-DF e Agência Brasília)