Desprezo, humilhações e tarefas incompatíveis com a função. Ministra relata tipos mais comuns de assédio

A ministra do TST, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, disse ao blog que entre as principais causas dos pedidos de reparações por assédio moral estão o desprezo e a indiferença, a inexistência de demandas para cumprir tarefas ou a solicitação para cumprir as que são incompatíveis com a função do funcionário.

A ministra também relatou como exemplo de queixas a humilhação, punições jocosas que expõem a intimidade dos trabalhadores e a transferência do empregado do local de trabalho, colocando-o em função incompatível com a que tinha anteriormente. “Também há constrangimento e o uso de palavrões”, relata a magistrada.

“O que vemos aqui é o empregado que começa a não receber solicitações de trabalho, é ignorado dentro do ambiente de trabalho se sentindo incompetente. Exige-se dele um trabalho inútil, fazendo o funcionário se sentir incapaz. Empregados que recebem comissão e que não atingem a meta de venda são ridicularizados pelos superiores e pelos próprios colegas”, diz a ministra. (LJ)

 

Fonte: Blog do Trabalho

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