SAE-DF LAMENTA IMPACTOS DA GREVE NA MERENDA ESCOLAR E COBRA GOVERNO
Em meio à crescente tensão entre o GDF e o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE-DF), os alunos da Escola Classe 203 de Santa Maria enfrentaram um dia sem alimentação na última quarta-feira, 4 de outubro de 2023. O motivo: a ausência de merendeiros, parte integrante do movimento grevista que busca melhores condições de trabalho e salariais.
O SAE-DF lamenta profundamente que os alunos, que sempre foram prioridade para os profissionais da educação, tenham sofrido os impactos dessa paralisação. Porém, é fundamental que a sociedade compreenda que tais profissionais, que zelam pelo bem-estar dos alunos, recebem hoje o pior salário entre os servidores do GDF. A situação financeira desses trabalhadores é insustentável, e a greve em curso é um direito legítimo e amparado pela Constituição Federal, conforme estabelece a Lei nº 7.783/1989.
Contra-argumentando as declarações da Secretaria de Educação do DF, o SAE-DF esclarece que não foi o sindicato que suspendeu as negociações. Pelo contrário, o governo descumpriu acordos previamente firmados com a categoria PPGE. A demora para retomar essas negociações e encontrar um caminho de entendimento é de responsabilidade do governo. E é este ente que precisa ser cobrado e responsabilizado pela sociedade.
A reivindicação central da categoria é a ampliação da gratificação GIC de 40% para 70% e uma necessária reestruturação da carreira, o que reforça o comprometimento dos profissionais com a educação e a necessidade de ter sua dignidade reconhecida.
O SAE-DF reforça que a greve é a última ferramenta de luta de uma categoria que se sente desrespeitada e negligenciada. Agradece o apoio da sociedade e faz um apelo ao governo para que retome as negociações e honre os compromissos firmados.
Estamos unidos e fortalecidos em nossa busca por justiça, e esperamos que o bem-estar dos alunos, sempre nossa prioridade, não continue sendo impactado por essa disputa.
SAE-DF – Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal