FUNDEB: VIVA A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA!
Companheiros e companheiras:
Não foi fácil. Mas vencemos. Mesmo considerando a situação excepcional atual, os trabalhadores e as trabalhadoras em educação demonstraram grande força política ao lutar, da maneira possível, pela destinação dos recursos do FUNDEB exclusivamente à educação básica pública brasileira.
E, para desencanto da elite preconceituosa brasileira e de seus vassalos, essa vitória deixa mais que evidente a força da organização partidária e sindical da classe trabalhadora em nosso país, que se fortaleceu desde a segunda metade do século passado, a ponto de não permitir a desvinculação de recursos à educação como antes acontecia a cada ruptura democrática.
A garantia da transformação do FUNDEB como mecanismo permanente de distribuição desses recursos aos entes federados e, agora, a vitória contra a tentativa de desvio de recursos do fundo para o setor privado expressa em certa medida essa força política que, mesmo sob ataque incessante como se tem visto, foi decisiva para essa grande vitória.
São demonstrações de força política como essa que vão explicando ao povo o tal do antipetismo, que não mais é do que a reação da retrógrada e incivilizada (desde sempre) elite econômica do Brasil ao avanço da organização partidária e sindical da classe trabalhadora brasileira.
Parabéns ao SAE-DF, ao SINPRO-DF, à CNTE e todas as organizações sociais e sindicais que se envolveram nessa luta.
Estejamos prontos para o enfrentamento dos novos desafios que certamente virão.
Luta que segue.
Ediram Oliveira Secretário de Formação Sindical e Qualificação Profissional