Assembleia Geral Extraordinária do SAE-DF define Comissão Eleitoral para o quadriênio 2024/2028

A reunião destacou a transparência e a importância da participação ativa dos sindicalizados no processo eleitoral.

No último dia 03 de agosto de 2024, o Sindicato dos Trabalhadores em Políticas Públicas e Gestão Educacional de Suporte Operacional, Administrativo e Pedagógico no Âmbito da Rede Pública de Ensino da Educação Básica e Superior do Distrito Federal (SAE-DF) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária na Praça dos Aposentados, no CONIC, em Brasília-DF. A reunião, convocada pelo Secretário Geral, Denivaldo Alves do Nascimento, teve como principal objetivo a eleição dos membros da Comissão Eleitoral, que será responsável por organizar o processo eleitoral do sindicato para o quadriênio 2024/2028.

Detalhes da Assembleia

A assembleia teve início às 9h30 em primeira chamada e às 10h00 em segunda chamada, com ampla participação dos sindicalizados, demonstrando o compromisso e a participação ativa da categoria na condução dos assuntos de interesse coletivo.

Eleição da Comissão Eleitoral

Conforme o artigo 86 do Estatuto do SAE-DF, a Comissão Eleitoral é um órgão fundamental para garantir a transparência e a legitimidade do processo eleitoral. A criação dessa comissão segue regras específicas, que foram respeitadas e discutidas durante a assembleia.

Sindicalizados do SAE-DF aprovam a pauta da Assembleia Geral Extraordinária de 03/08/2024. Foto Ricardo Bastos – SAEDF

Regras para a Criação da Comissão Eleitoral:

• Composição: A Comissão Eleitoral deve ser composta por membros sindicalizados que estejam em pleno gozo de seus direitos sociais. Eles são eleitos em Assembleia Geral Extraordinária e têm a responsabilidade de conduzir todo o processo eleitoral do sindicato.
  • Funções: Entre as principais funções da Comissão Eleitoral estão a organização do cronograma eleitoral, a elaboração e divulgação do edital de convocação das eleições, a recepção e homologação das candidaturas, e a fiscalização do processo eleitoral para garantir que tudo ocorra dentro das normas estabelecidas pelo estatuto.
  • Imparcialidade: Os membros eleitos para a Comissão Eleitoral devem manter a imparcialidade e a transparência durante todo o processo. Qualquer denúncia de irregularidade deve ser investigada e resolvida de maneira justa e equitativa.
  • Prazo: A Comissão Eleitoral tem um prazo específico para a execução de suas atividades, que começa com a sua eleição e termina com a posse dos novos dirigentes eleitos.

Resultados da Assembleia

Durante a assembleia, os sindicalizados discutiram amplamente as funções e a importância da Comissão Eleitoral. Foram eleitos cinco membros (2 indicados em assembleia e 3 indicados pela direção colegiada) para compor a comissão, que já iniciaram os trabalhos de planejamento das próximas etapas do processo eleitoral.

Denivaldo Alves do Nascimento, Secretário Geral do SAE-DF, destacou a importância da participação ativa dos sindicalizados: “A formação da Comissão Eleitoral é um passo crucial para assegurar a democracia interna do nosso sindicato. Agradeço a todos os presentes pela participação e pelo compromisso com a transparência e a legitimidade do nosso processo eleitoral.”

Próximos Passos

A Comissão Eleitoral eleita terá a responsabilidade de organizar o pleito que elegerá os novos integrantes do sistema diretivo do SAE-DF para o quadriênio 2024/2028, incluindo o Conselho Fiscal. O edital de convocação das eleições será divulgado em breve, contendo todas as informações necessárias para a participação dos candidatos e dos eleitores.

O SAE-DF reforça a importância da participação de todos os sindicalizados nesse processo, pois a união e o engajamento de cada membro são fundamentais para o fortalecimento e a representatividade do sindicato.

Fique atento às próximas comunicações do SAE-DF para mais informações sobre o processo eleitoral. Sua participação é essencial para construir um sindicato cada vez mais forte e representativo!

Receba o nosso boletim PPGE

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade