NOTA À IMPRENSA

ATENÇÃO: Novo indicativo de greve na educação

A Carreira de Assistência à Educação, recentemente redefinida como Políticas Públicas e de Gestão Educacional (PPGE), representa uma trajetória de constante dedicação e luta frente aos múltiplos desafios que se apresentam no cenário educacional. Atualmente, a PPGE é estruturada em diversos cargos como Gestores, Analistas e Técnicos, todos empenhados em cumprir suas respectivas especialidades. Com um quadro de 8.489 profissionais ativos, mais 13.146 aposentados e pensionistas, atinge um total de 21.635 colaboradores dedicados à causa da educação.

Após as recentes paralisações e greves que marcaram o segmento do Magistério em junho deste ano, fomos testemunhas de seus avanços com a incorporação da gratificação de regência de classe. Nesse contexto, existiam promessas concretas por parte do governo do DF de garantir tratamento igualitário e isonômico à carreira PPGE. Confiantes nesses compromissos, decidimos não aderir à greve naquele momento. No entanto, a recente postura adotada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, encaminhando um Projeto de Lei (PL) que beneficia exclusivamente o Magistério, nos colocou em uma posição desfavorável, sinalizando um claro descumprimento das promessas previamente acordadas, sobretudo por parte do Secretário Ney Ferraz e da SEPLAD.

Cabe esclarecer que durante a campanha para reeleição do segundo mandato, o Governador Ibaneis Rocha (MDB), em conversa com este Sindicato se comprometeu a enviar à Câmara Legislativa, tão logo fosse vitorioso, a minuta de reestruturação da Carreira. Vale lembrar que de todas as categorias do GDF a PPGE encontra-se na última posição com relação ao salário.

Enfrentando agora uma desvalorização salarial sem precedentes no setor público, é imperativo reafirmar que a educação é uma unidade, e todos os seus atores são educadores. Assim sendo, convocamos uma assembleia geral, marcada para o dia 13 de setembro, às 9 horas, em frente à Câmara Legislativa do DF, sinalizando um alerta para uma possível GREVE EDUCACIONAL, visando combater a discriminação, a falta de isonomia e o descumprimento dos compromissos por parte do Governo.

CONSEQUÊNCIAS DA PARALISAÇÃO:

O cenário atual da educação em nossa região é marcado por uma série de preocupações críticas, amplificadas pela possibilidade de uma segunda paralisação significativa no setor educacional neste ano. A greve potencial dos profissionais da carreira PPGE amplia o impacto direto em vários níveis da estrutura educacional, destacando-se:

IMPACTO SOCIAL:

1. Assistência a Estudantes com Deficiência:

A paralisação comprometerá diretamente o suporte especializado dos monitores e psicólogos aos alunos com deficiência criando obstáculos significativos para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Esses alunos poderão perder dias de aula por falta desse apoio educacional imprescindível impactando em toda a rotina familiar já que na sua maioria os pais não possuem outra alternativa para o filho que não seja a escola em sua plenitude.

2. Atividades Administrativas:

O corpo administrativo das escolas também é formado pelos Secretários Escolares, responsáveis pela escrituração e documentação dos estudantes, e de todo o corpo docente sofrerá com a falta da emissão de informações principalmente para os estudantes que estão prestando vestibular neste ano.

Já a falta desse profissional nas instâncias intermediárias e centrais, acarreta a paralisação dos trâmites que envolvem desde a substituição de professores afastados, monitoramento de cadastro, pagamento, entre outros.

3. Responsabilidades Fundamentais nas Escolas:

Funções vitais nas escolas poderiam ser comprometidas como na vigilância, limpeza e conservação e merenda escolar, criando um ambiente menos seguro e menos propício à aprendizagem.

4. Perda de Confiança na Educação Pública:

A repetição de paralisações pode resultar em uma perda de confiança no GDF com o trato na educação pública, levando a uma maior segregação e desigualdade social.

Diante deste cenário, apelamos para um diálogo aberto e colaborativo, visando soluções equitativas e sustentáveis que previnam consequências negativas duradouras na sociedade.

Portanto, solicitamos a cobertura jornalística desta estimada instituição, para evidenciar as ingerências e desmandos deste governo que falha em cumprir suas promessas e acordos estabelecidos, e para dar voz à nossa luta por uma educação mais justa e igualitária.

Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF)

e-mail: imprensa@saedf.org.br

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