O SAE/DF FAZ PARTE DAS ENTIDADES QUE COMPÕE O SERVIR BRASIL – EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO
Servir Brasil – A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público é composta por 242 parlamentares, entre deputados federais e senadores, com representantes de 23 partidos de todas as unidades da federação, em defesa do serviço público.
Com base em dados críveis – produzidos pelo Banco Mundial, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por exemplo –, a Servir Brasil vem demonstrando que a reforma se baseia em mitos.
Desde a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – a Reforma Administrativa – o Ministério da Economia ainda não apresentou números e cálculos que justifiquem mudanças radicais na forma de contratação de servidores (efetivos e temporários) e o fim da estabilidade dos servidores federais, estaduais e municipais – que para esta Frente é inegociável.
Para a Servir Brasil, é contraditório que durante uma pandemia com potencial para produzir mil mortes diárias em média e que sobrecarrega a capacidade de atendimentos em hospitais públicos, autoridades e agentes financeiros insistam em cortar gastos direta e indiretamente associados ao atendimento e mitigação de demandas sociais.
A Frente Servir Brasil mantém a luta incondicional, incansável e inflexível em defesa da dignidade, da história e da capacidade profissional dos servidores públicos brasileiros.
Por essas razões, o SAE-DF, ao entendimento de que a proposta tem potencial para promover o desmantelamento do Estado, desvalorizar e precarizar os serviços públicos, com fortes ataques aos servidores públicos, posiciona-se contra às concepções de cargos e funções públicas trazidas pela PEC nº 32/2020.
Esta, portanto, é mais uma grande ameaça não apenas aos servidores públicos, mas ao Estado brasileiro, razão para que a luta não pare nem em plena pandemia.