Publicação do Diário Oficial: Grupo de Trabalho para Alteração das Atribuições no Cargo de Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional

Foi publicado no Diário Oficial a criação do Grupo de Trabalho (GT) destinado a debater e propor alterações nas atribuições das especialidades de Apoio Administrativo e Secretário Escolar do Cargo de Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Essa iniciativa atende a uma das principais reivindicações da categoria: a revisão das fichas profissiográficas da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).

Modernização das Atribuições

O objetivo do GT é modernizar e aperfeiçoar os critérios de habilidades e competências dos servidores, de modo a proporcionar um melhor atendimento à sociedade educacional. A revisão das fichas profissiográficas busca alinhar as atribuições às demandas atuais e futuras do setor educacional, promovendo um serviço público mais eficiente e qualificado.

Capacidade de Interlocução

A dinâmica dos encontros do último GT dos monitores do SAEDF com a SEEDF demonstrou a capacidade de interlocução entre os representantes de base e os executivos da pasta. Esses encontros foram fundamentais para garantir que as reivindicações e necessidades dos servidores fossem ouvidas e consideradas.

Participação Ativa da Base

Sorlene Ferreira (Sol), integrante do GT, destaca a importância da participação ativa da base nesse processo: “Vamos realizar encontros virtuais e lives para que todos os servidores possam fazer suas colocações e contribuir com suas experiências e sugestões. É essencial que cada um participe, pois somente assim conseguiremos construir juntos uma proposta que realmente atenda às necessidades da nossa categoria.”

Sérgio Dionizio, também integrante da mesa de negociação permanente, reforça: “A participação de todos é importante para que possamos avançar em nossas demandas. Os encontros virtuais serão uma oportunidade de ouro para debatermos e construirmos coletivamente as mudanças necessárias.”

Expectativa Positiva

Denivaldo Alves, Secretário Geral do SAEDF, expressa sua expectativa positiva em relação aos trabalhos do GT: “Estamos confiantes de que este Grupo de Trabalho trará avanços significativos para nossa categoria. A revisão das fichas profissiográficas é um passo importante para valorizar e reconhecer as competências dos nossos servidores. Contamos com a participação de todos para que possamos alcançar os melhores resultados possíveis.”

Importância das Fichas Profissiográficas para a Carreira PPGE

A Ficha Profissiográfica é um documento fundamental que descreve detalhadamente as atribuições, habilidades e competências necessárias para o desempenho de cada cargo dentro da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE). Este documento é essencial para garantir que as funções dos servidores estejam alinhadas com as exigências e demandas do setor educacional.

Com as Fichas Profissiográficas organizadas e atualizadas, será possível debater, defender e avançar nas tabelas salariais dentro da Reestruturação da Carreira. A clareza nas atribuições e competências permitirá uma argumentação mais robusta e fundamentada para reivindicações salariais, assegurando que os servidores sejam devidamente reconhecidos e remunerados conforme suas responsabilidades e contribuições.

Essa atualização é um passo crucial para valorizar os profissionais da PPGE e assegurar que suas funções estejam em consonância com as necessidades educacionais contemporâneas, promovendo um serviço público mais eficiente e qualificado.

Solicitação de Inclusão de Cargos

O SAE-DF está solicitando à SEEDF que publique uma portaria complementar para incluir os cargos faltantes no Grupo de Trabalho. Essa medida é fundamental para garantir que todas as funções dentro da carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional sejam abrangidas e beneficiadas pelas discussões e propostas de modernização.

Grupos Segmentados e Participação Democrática

O SAE-DF também vai abrir grupos segmentados por cargo e especialidades para receber propostas e debater as necessidades específicas das atribuições e competências de cada função. Essa é a forma democrática de realizar o processo, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas e que as propostas sejam construídas de forma colaborativa.

Para facilitar a participação, o sindicato disponibilizará um link para inscrições nos debates, que inicialmente ocorrerão em ambiente virtual. Essa abordagem permitirá uma ampla participação dos servidores, garantindo que todas as particularidades e demandas sejam consideradas e discutidas de maneira eficaz.

Composição do Grupo de Trabalho

O GT será composto por representantes da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), da Diretoria de Cadastro Funcional (Dicaf) e do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE/DF). A coordenação do grupo será exercida pela Sugep e as atividades serão realizadas sem prejuízo das atribuições ordinárias dos servidores designados, não implicando remuneração complementar.

Designados para compor o GT:

Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep):

  •   Neder Nunes Araujo
  •   Bruno da Silva Xavier
  •   Patricia Aparecida Nogueira Castanheira
  •   Lelliane Terezinha Chaves Pedrosa

Diretoria de Cadastro Funcional (Dicaf):

  •   Idalmo Santos
  •   Eliziane Costa Santos

Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE/DF):

  •   Denivaldo Alves do Nascimento (diregente do SAE-DF)
  •   Sergio Ricardo Gomes Dionizio (representante da carreira PPGE)
  •   Sorlene Ferreira (representante da carreira PPGE)

Prazo de Atuação

O prazo de atuação dos servidores designados será de até 60 dias, contados a partir da publicação da Portaria. Durante esse período, os servidores deverão conciliar suas atividades regulares com as tarefas do Grupo de Trabalho, sem prejuízo das suas funções originais.

A expectativa é que, ao término dos trabalhos, sejam apresentadas propostas concretas e viáveis para a modernização das atribuições das especialidades de Apoio Administrativo e Secretário Escolar, contribuindo para um serviço público de melhor qualidade e mais alinhado às demandas da sociedade.

O SAEDF continuará acompanhando e participando ativamente desse processo, sempre em busca de melhorias para os servidores e para a educação pública do Distrito Federal.

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