REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA DA ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO: SAE-DF BUSCA ESCLARECIMENTOS SOBRE IMPACTOS FINANCEIROS EM REUNIÃO COM TCDF
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou um aumento salarial de 25% para cargos comissionados a partir de julho de 2023. Embora o aumento seja bem-vindo pelos servidores, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do DF (SAE-DF) expressou preocupação em relação à recomendação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para realização de ajustes fiscais e contenção de gastos, como foi relatado pela Agência Brasília em 11 de março. De acordo com a reportagem, a relação entre despesas e receitas correntes ultrapassou o percentual de 95% em 2022, e a recomendação do TCDF visa garantir a saúde financeira do Distrito Federal.
O SAE-DF enfatiza a importância de um equilíbrio entre gastos e investimentos. Por esse motivo, a comissão de negociação do SAE-DF procurou o TCDF para avaliar o impacto do aumento salarial nas negociações em andamento das novas tabelas salariais da categoria, que se encontra parada na Seplad.
No entanto, o Conselheiro do TCDF, Paulo Tadeu, afirmou que a informação divulgada pelo secretário executivo da Seplad, Thiago Conde, não é correta, pois a recomendação ainda não foi votada e existe base legal para o andamento de outras negociações em andamento, como a reestruturação da carreira da assistência à educação.
Diante da informação do TCDF, o SAE-DF continuará lutando para que o processo SEI nº 00080-00185933/2022-93, que trata da reestruturação da carreira da assistência à educação, avance imediatamente para aprovação na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
“A reestruturação da carreira da assistência à educação é uma medida imprescindível para valorizar esses profissionais e garantir uma gestão financeira responsável e sustentável no Distrito Federal”, enfatiza secretário geral do SAE-DF, Denivaldo Alves. O SAE-DF acredita que a reestruturação da carreira é uma forma de corrigir as desigualdades e prestigiar o trabalho dos servidores da assistência à educação.