SAE-DF PARTICIPA ATIVAMENTE DA AVALIAÇÃO DOS 9 ANOS DO PLANO DISTRITAL DE EDUCAÇÃO
Em um momento significativo para a educação do Distrito Federal, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa, em parceria com o Fórum Distrital de Educação e a Secretaria de Estado de Educação do DF, organizou, na tarde desta segunda-feira (09/10/23), a Conferência Livre de Educação.
O objetivo do encontro foi a análise e avaliação dos 9 anos de vigência do Plano Distrital de Educação (PDE). O auditório da EAPE, localizado na 907 Sul, se tornou palco de um debate enriquecedor, reunindo diferentes segmentos da sociedade, autoridades, representantes sindicais e especialistas em educação.
A pauta principal abordou as 21 Metas e as 411 Estratégias estabelecidas pelo PDE, avaliando se estes compromissos foram ou não cumpridos. Mas, não se tratou apenas de uma avaliação técnica. As análises políticas sobre o estado atual da educação no DF e a efetividade das metas propostas também tiveram seu espaço.
Em meio ao evento, uma manifestação pacífica e civilizada, organizada por membros grevistas da carreira PPGE, marcou presença, lembrando a todos da importância da luta pela valorização dos profissionais da educação. As vozes destes manifestantes ressoaram nos discursos que seguiram, com vários integrantes da mesa expressando solidariedade ao movimento grevista.
Dentre os presentes, o Secretário de Formação Sindical e Qualificação Profissional do SAE-DF e membro titular do FDE, Ediram Silva, trouxe à tona diversos pontos importantes. Com propriedade, ele cobrou ações concretas para o cumprimento das metas estipuladas pelo PDE. Silva também resgatou a essência da participação popular na formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação.
A valorização dos profissionais da educação básica pública esteve, assim, no centro das discussões, mostrando o quão vital é esta temática para o futuro da educação no Distrito Federal. Este encontro serviu para reafirmar o compromisso coletivo com uma educação de qualidade e a necessidade de se valorizar os profissionais que a tornam possível.