SAE/DF REAFIRMA COMPROMISSO COM A LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO E PELO FIM DA DESIGUALDADE DE GÊNERO
No Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal (SAE/DF) reafirma seu compromisso em defender os direitos das mulheres, especialmente das trabalhadoras da educação. A entidade atua em diversas frentes para combater a desigualdade de gênero, como a luta pela equiparação salarial, o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e a promoção de políticas de igualdade de gênero.
Infelizmente, o Distrito Federal é uma das 13 unidades federativas do Brasil com maior taxa de feminicídio, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Com 1,6 casos de feminicídio a cada 100 mil habitantes, a capital do país ocupa o sétimo lugar, acima da média nacional de 1,2 caso. Apenas nos primeiros 45 dias de 2023, seis mulheres brasilienses foram assassinadas. O SAE/DF se posiciona firmemente contra a violência de gênero e defende os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, buscando garantir o acesso a serviços de saúde e educação por meio de campanhas de conscientização.
Uma importante ferramenta para avançar na luta pelos direitos das mulheres é a Lei Ordinária nº 7067, de 17/02/2022, aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que cria o relatório temático “Orçamento Mulheres” como instrumento de controle social e fiscalização da destinação e execução orçamentária anual das despesas públicas dirigidas às mulheres. A lei prevê que sejam detalhadas, em cada unidade orçamentária constante dos orçamentos fiscal, de seguridade social e de investimento das estatais independentes, as despesas exclusivas e não exclusivas cujas beneficiárias sejam as mulheres.
Além disso, o SAE/DF destaca a importância de garantir condições de trabalho dignas, remuneração justa e valorização das atividades desempenhadas pelas mulheres trabalhadoras da educação, que frequentemente enfrentam uma dupla jornada e são marginalizadas.
Neste dia, o SAE/DF presta homenagem às companheiras de luta Rosenilda Santos Almeida e Maria do Livramento, que lideraram o SAE-DF e dedicaram grande parte de suas vidas na defesa da classe trabalhadora. Elas deixaram grandes contribuições para a categoria durante as gestões do Sindicato e são exemplos para todos aqueles que lutam pelas reivindicações dos servidores da Carreira Assistência à Educação.
Por isso, o SAE/DF reafirma seu compromisso com a causa da igualdade de gênero e convida a todos a se unirem na luta pela valorização das mulheres trabalhadoras da educação e pelo fim da desigualdade de gênero. Juntos, podemos construir um mundo mais justo e igualitário, em que todos tenham acesso aos direitos humanos.