Mudança de área pode enriquecer currículo
Andrea Giardino, de Você/S/A
SÃO PAULO – O administrador Marcelo Albertotti, 31 anos, gerente de produto da Sanofi-Aventis, entrou no laboratório farmacêutico há dez anos e lá foi crescendo e sendo promovido.
Há dois anos, recebeu uma oferta de emprego para ganhar 30% a mais em um concorrente e ocupar um cargo mais alto. Mesmo inclinado a aceitar, Marcelo não se sentia preparado para assumir o novo posto.
Foi falar com o chefe e obteve uma contraproposta. Não recebeu promoção, nem aumento, mas saiu da negociação com um objetivo mais coerente para sua carreira: manter o mesmo cargo, mas numa área nova, que lhe dá mais experiência e maior visibilidade no mercado.
“Hoje estou pronto para ser promovido”, diz Marcelo, que segue gerente de produto, mas acha que cresceu profissionalmente.
A partir de certo momento na carreira, as oportunidades de crescer com promoções ficam mais raras. E aí, para continuar adquirindo experiência e não perder a motivação, o profissional precisa pensar em fazer movimentos laterais, ou seja, rodar por diversas áreas da empresa ou pelo mesmo cargo em companhias diferentes.