SAE-DF, SINPRO e SEDF se reúnem para discutir melhorias no atendimento do Departamento de Saúde Ocupacional
Em reunião realizada no dia 17/02, às 15h na Secretaria de Educação, os diretores do SAE, Denivaldo Alves, Edite Afonso, Sônia Vilarindo, Irailton Siqueira, juntamente com diretores do SINPRO, e Patrícia de Castro – Subsecretária de Gestão de Pessoas (SUGEP), discutiram alguns ajustes para a melhoria do atendimento no Departamento de Saúde Ocupacional – DSO.
Na reestruturação do atendimento ao servidor, uma das prioridades é a descentralização do atendimento na unidade do DSO na Asa Norte, tendo em vista que a partir do dia 28/02 as perícias que já são realizadas em Taguatinga no horário de 07h30 às 13h30 para os casos de biometria, ou seja homologação dos atestados de 01 a 30 dias, oferecerá também no horário de 14h às 18h o serviço de junta médica, facilitando o atendimento dos servidores daquela região.
No entanto, o processo será gradativo, pois é necessário ter uma boa estrutura física, informatização e os prontuários que serão levados aos poucos.
Os readaptados também foram um dos pontos de pauta, porque muitas vezes o servidor readaptado não pode assumir outras funções por falta de qualificação, e a Subsecretária informou que, atendendo à reivindicação do Sindicato, realizou uma reunião com o Diretor da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE, para a elaboração de um curso dentro do Programa de Readaptação Funcional (PRF). Portanto, os servidores que foram readaptados já sairão do PRF encaminhados para o curso da EAPE. Os que já estão readaptados poderão fazer os cursos também. Está é uma forma de valorização do servidor uma vez que ele não é um “doente”, mas sim possui somente algumas limitações. Lembrando que o curso está em fase de elaboração. A desvalorização do servidor readaptado é uma realidade que o SAE-DF está lutando para modificar, pois sabemos que esses servidores sofrem uma enorme discriminação, resultando no agravamento do seu estado de saúde, e como conseqüência os trabalhadores retornam para o serviço de saúde, resultando na maioria dos casos em uma aposentadoria precoce por invalidez, prejudicando em muito o salário e a vida daquele servidor.
O DSO e a Subsecretaria de Gestão dos Profissionais de Educação estão trabalhando para regulamentar uma nova portaria para o caso de troca dos atestados médicos dos servidores da Secretaria de Educação. No novo texto voltará a possibilidade de entrega de um determinado número de atestados na própria escola. Outras mudanças também serão feitas. E a previsão é que esta portaria seja publicada nos próximos dias.
Ficou acertado também que será formado um grupo de trabalho composto pelo SINPRO, SAE, SEDF e o DSO.
Contudo, ressaltamos que as informações citadas acima poderão ainda sofrer algumas alterações, pois estamos em processo de construção.
Veja os horários de atendimento nas unidades do DSO:
Plano Piloto
Endereço: SHCGN 711 – Área Especial S/N – Brasília/DF (antiga Escola Classe 711 Norte, localizada na quadra residencial, entre os blocos “G” e “H”)
Horário de Funcionamento: 07 às 20h
Horário de Atendimento ao Público: 07h30 às 19h30
Atendimento pré – agendado para a junta médica: 07h30 às 12h
Atendimento para Biometria (atestados até 30 dias): 12h às 19h30
Taguatinga
Endereço: QSA 05/06 Área Especial 1 – Taguatinga Sul (CEMAB)
Horário de Funcionamento: 07h30 às 19h
Horário de Atendimento ao Público (atestados até 30 dias): 07h30 às 13hMaiores informações entrem em contato com o sindicato.